“Prevenir é melhor que remediar”. “Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal para ninguém”. Não faltam ditados para expressar o quanto planejar e implementar medidas preventivas é melhor que ter de adotar medidas corretivas.
Os crimes são um desafio para as autoridades públicas e privadas, que se esforçam para coibir a ação de pessoas mal-intencionadas e, infelizmente, de forma cada vez mais sofisticadas. Afinal, o crime evolui com a sociedade, tornando o combate a ele mais desafiador.
Assim sendo, agir na prevenção é o melhor remédio, principalmente quando falamos de segurança patrimonial. Quando se trata de manter pessoas e patrimônio a salvo, não queremos meios de prender os infratores, mas sim de proteger e preservar, certo?
Por isso, usar a tecnologia para identificar padrões, objetos e pessoas que possam representar riscos é o melhor caminho. Dois bons exemplos de ferramentas de apoio nesta área é o software de registro eletrônico de ocorrências com ações automáticas e software de CFTV com Inteligência Artificial.
Quer saber mais sobre cada desafio? Na próxima publicação abordamos o desafio “Adoção de novas tecnologias“. Fique ligado(a) e até o próximo! 🙂